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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

OLIVEIRA, Cristina Borges de. Jovens deficientes na universidade: experiências de acessibilidade?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.961-984. ISSN 1413-2478.

O artigo aborda as políticas de ações afirmativas na educação superior para pessoas com limitações oriundas de deficiência, problematizando condições de acessibilidade e de permanência nesse nível educacional. Com base em narrativas recolhidas em entrevistas e interpretadas hermeneuticamente, prioriza-se a experiência de estudantes cotistas de graduação de uma instituição pública de educação superior, objetivando apresentar como os sujeitos compreendem sua inserção naquele contexto, no que diz respeito à pedagogia universitária e às relações com colegas, professores e gestores. A conclusão aponta para a escassa participação cultural desses sujeitos que não integram redes de sociabilidade, não se reconhecem como parte de coletivos e enfrentam problemas relacionados à pedagogia acadêmica.

Palavras-chave : Política de Ações Afirmativas para Deficientes; Educação Superior; Acessibilidade.

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