SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número55Jovens deficientes na universidade: experiências de acessibilidade?Quatro diferentes visões sobre o estágio supervisionado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier; SILVA JUNIOR, Celestino Alves da  e  OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. Pedagogia, educação especial e educação inclusiva na Unesp: história e trajetória. Rev. Bras. Educ. [online]. 2013, vol.18, n.55, pp.985-1008. ISSN 1413-2478.

O presente artigo trata da constituição histórica dos cursos de pedagogia e de sua proposta atual de formação para a docência e para a gestão de sistemas educacionais. Também são discutidos neste trabalho a constituição dos cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP), o movimento de cada um, suas especificidades, a relação com a tendência nacional, os aspectos políticos e ainda as implicações das diretrizes nacionais para a formação em educação especial e a perspectiva de educação inclusiva na formação de professores. Atualmente, a UNESP conta com seis cursos de pedagogia fortemente consolidados e atuantes no cenário educacional brasileiro na área do ensino, da extensão universitária e da pesquisa e, embora tenha caminhado para uma adequação com base nas diretrizes nacionais, cada curso mantém particularidades em seu projeto pedagógico. Em decorrência desse contexto e pela história da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, encontramos uma organização que contempla a perspectiva de uma educação inclusiva.

Palavras-chave : Curso de Pedagogia; Universidade Estadual Paulista; Formação de Professores; Educação Inclusiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )