SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número56Crítica à razão gestionária na educação: o ponto de vista do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

KRAMER, Sonia; TOLEDO, Leonor Pio Borges de  e  BARROS, Camila. Gestão da educação infantil nas políticas municipais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.56, pp.11-36. ISSN 1413-2478.

Este artigo apresenta pesquisa sobre políticas públicas e gestão da educação infantil. Focaliza entrevistas realizadas com profissionais responsáveis pela educação infantil em secretarias de educação de 24 municípios. Após apresentar o referencial teórico-metodológico, a concepção de entrevista e como esta foi desenvolvida na pesquisa, o artigo descreve o contexto analisado, o perfil das entrevistadas e analisa os principais resultados, relativos à gestão e cobertura do atendimento, condições (recursos financeiros, materiais e espaço físico), continuidade política, organização e funcionamento das secretarias municipais de educação, relações entre secretarias e instituições, gestão da proposta pedagógica, acesso à educação infantil, lugar social da educação infantil, profissionais de educação infantil, condições de trabalho e formação. Ao final, sistematiza conclusões e prioridades para políticas públicas.

Palavras-chave : Gestão Pública; Educação Infantil; Políticas Municipais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )