SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número56Percepções de gestores locais sobre a intersetorialidade no Programa Saúde na EscolaNovas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de Penélope índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

PEREIRA, João Márcio Mendes. As ideias do poder e o poder das ideias: o Banco Mundial como ator político-intelectual. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.56, pp.77-100. ISSN 1413-2478.

Neste texto, discute-se como o Banco Mundial explora a sinergia entre empréstimos e pensamento econômico para ampliar a sua influência e institucionalizar sua pauta de políticas em âmbito internacional. Parte-se da hipótese de que o Banco age, desde as suas origens, ainda que de diferentes formas, como um ator político, intelectual e financeiro, em virtude de sua condição singular de emprestador, formulador e articulador de políticas e veiculador de ideias - produzidas pelo mainstream anglo-saxônico e disseminadas por ele ou produzidas por ele, em sintonia com o mainstream econômico - sobre o que fazer, como e para quem em matéria de desenvolvimento capitalista.

Palavras-chave : Banco Mundial; Pensamento Econômico; Pesquisa Científica; Empréstimos; Influência Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )