SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número56Novas (re)configurações no Ministério da Educação: entre o fio de Ariadne e a mortalha de PenélopeA implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

CARVALHO-SILVA, Hamilton Harley de; BATISTA, Antônio Augusto Gomes  y  ALVES, Lucian. A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social: práticas educativas de mães “protagonistas”. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.56, pp.123-139. ISSN 1413-2478.

O artigo apresenta resultados de uma investigação que teve por objetivo explorar relações com a escola de famílias moradoras de territórios de alta vulnerabilidade social. Examina práticas educativas de um grupo de mães, aqui consideradas “protagonistas”, caracterizado por realizar fortes investimentos na escolarização dos filhos, mesmo que expostas a grandes riscos sociais. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e da observação das famílias, moradoras na periferia da Zona Leste de São Paulo. A análise foi realizada por retratos sociológicos. As conclusões mostram que as mães empreendem alguns esforços, entre outros, para a escolha do estabelecimento de ensino, o acompanhamento da rotina escolar e do dever de casa e o controle das interações sociais dos filhos com o território.

Palabras clave : Relações Família-Escola; Vulnerabilidade Social; Práticas Educativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )