SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número56A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social: práticas educativas de mães “protagonistas”“Se você não mudar, morrerá”: a (con)formação de um trabalhador de novo tipo no discurso de autoajuda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

LIMA, Marcus Eugênio Oliveira; NEVES, Paulo Sérgio da Costa  e  SILVA, Paula Bacellar e. A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.56, pp.141-163. ISSN 1413-2478.

A fim de entender como se manifestam e desenvolvem as atitudes perante as cotas, realizamos dois estudos, um antes da implantação desse sistema e outro depois. Participaram 334 estudantes dos cursos mais concorridos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os resultados indicaram atitudes muito contrárias às cotas, sobretudo às raciais. Depois da implantação, a oposição cresce para as cotas raciais e diminui para as sociais. Antes da implantação, os contrários afirmaram, sobretudo, que as cotas aumentavam o preconceito contra os negros; depois da implantação, a principal justificativa foi a de que elas discriminavam. Esses resultados são discutidos como indicadores das relações entre as ideologias do paternalismo e do senso de posição grupal no preconceito racial do Brasil.

Palavras-chave : Cotas Raciais e Sociais; Posição dos Grupos; Ameaça; Preconceito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )