SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número56A implantação de cotas na universidade: paternalismo e ameaça à posição dos grupos dominantesMatemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

TURMINA, Adriana Cláudia  e  SHIROMA, Eneida Oto. “Se você não mudar, morrerá”: a (con)formação de um trabalhador de novo tipo no discurso de autoajuda. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.56, pp.165-180. ISSN 1413-2478.

Nesta pesquisa foi abordada a face ideológica do discurso de autoajuda na formação de um novo tipo de trabalhador, explicando o seu papel na construção da hegemonia. Estudamos os princípios desse discurso em três períodos: sua gênese, no século XIX, nas primeiras décadas do século XX e início do século XXI. Analisamos como os princípios de autoajuda foram reproduzidos no Relatório Delors e Faure. Com base em Gramsci e Fairclough, explicamos a autoajuda como um discurso ideológico presente nos relatorios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Concluímos que a formação de um novo tipo de homem pelo discurso da autoajuda acontece fora, mas também dentro da escola. Ela contribui para a consolidação de novos padrões de sociabilidade burguesa em tempos de neoliberalismo. Capitalistas, ao longo dos séculos, têm usado a autoajuda para realizar a (con)formação de um novo tipo de força de trabalho.

Palavras-chave : Trabalho e Educação; Autoajuda; Hegemonia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )