SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue56“Se você não mudar, morrerá”: a (con)formação de um trabalhador de novo tipo no discurso de autoajudaIdeologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ADELINO, Paula Resende  and  FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.56, pp.181-200. ISSN 1413-2478.

Este exercício de análise de atividades propostas num livro didático de matemática da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) compõe um estudo desenvolvido no contexto das preocupações com a elaboração de parâmetros para a avaliação de materiais didáticos para esse público. Ao discutir como práticas de numeramento se constituem em atividades sobre números racionais, nossa análise pretende contemplar mais que esforços de promoção da aquisição de habilidades: quer problematizar a dimensão sociocultural das decisões pedagógicas e das práticas matemáticas para cuja apropriação um livro pretende contribuir. Focalizamos aqui práticas que relacionam leitura de textos e aprendizagem matemática, procurando estabelecer interlocução com reflexões sobre letramento e numeramento, sobre peculiaridades do ensino dos números racionais na educação básica e sobre as especificidades da relação dos alunos e das alunas da EJA com conhecimentos matemáticos e com práticas letradas.

Keywords : Educação de Pessoas Jovens e Adultas; Práticas de Numeramento; Práticas de Leitura; Livro Didático.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )