SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue56Matemática e texto: práticas de numeramento num livro didático da educação de pessoas jovens e adultasLas políticas de desarrollo profesional del profesor principiante en el Programa de Acompañamiento de Docentes Noveles en su Primera Inserción Laboral de Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SILVA, Circe Mary Silva da  and  DYNNIKOV, Vladimir Ivanovitch. Ideologia em problemas matemáticos nos livros didáticos soviéticos da pré-revolução até 1960. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.56, pp.201-227. ISSN 1413-2478.

A análise dos enunciados de problemas matemáticos em livros soviéticos buscou verificar se houve mudança na ideologia explicitada nos textos antes e após a Revolução de 1917. A análise categorial foi a metodologia de pesquisa para o exame dos problemas em relação ao tema predominante do estudo. Concluímos que antes da revolução a ideologia estava relacionada com o poder da Monarquia russa e da Igreja. A ideologia mudou seu foco e após a revolução os autores de livros didáticos seguiram as diretrizes do Comitê do Partido Soviético. Estas definiam as orientações que deveriam conduzir os jovens russos do primeiro ano escolar até o ensino médio. A ideologia nos enunciados dos livros de matemática de maneira aberta e direta objetivava realçar as realizações na área da tecnologia nacional, progressos na produção agrícola, vantagens do trabalho coletivo, grandes obras nas cidades e modernos meios de transporte.

Keywords : Ensino da Matemática; Ideologia; Livros Didáticos; Rússia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )