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Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes  e  CAMPOS, Dulcinéa. Bases nacionais para o ensino da leitura e da linguagem na escola primária (1949). Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.57, pp.307-328. ISSN 1413-2478.

Este trabalho tem por objetivo analisar o documento intitulado Leitura e linguagem no ensino primário: sugestões para organização e desenvolvimento de programas. Faz parte de uma pesquisa documental mais ampla, cuja finalidade é analisar a alfabetização na história da educação do estado do Espírito Santo. O documento examinado neste texto foi publicado pelo Ministério da Educação e Saúde e pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), em 1949, com a finalidade de orientar ou fornecer normas gerais para a organização dos programas de ensino primário nos estados brasileiros. Considerando o interesse em estudar orientações destinadas à fase inicial de escolarização, foram escolhidas para análise as orientações relativas ao ensino da leitura e da linguagem escrita e oral na primeira série do curso primário elementar. Enfatiza as concepções de linguagem que orientam o programa e as bases teóricas e metodológicas que sustentam o ensino da leitura e da linguagem na escola primária.

Palavras-chave : Leitura; Escrita; Rituais de Ensino; Ensino Primário.

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