SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número57Bases nacionais para o ensino da leitura e da linguagem na escola primária (1949)Nação, região e a unidade nacional uma leitura baseada em dois livros didáticos de história publicados na Primeira República índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FRITZEN, Celdon  e  CABRAL, Gladir da Silva. Rute e Alberto resolveram ser turistas: a leitura literária para crianças no período Vargas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.57, pp.329-347. ISSN 1413-2478.

Tendo como escopo geral o estudo da leitura literária para crianças no período Vargas, neste artigo estudamos o trabalho da Comissão Nacional de Literatura Infantil (CNLI), e sua compreensão acerca desse gênero de leitura. Na análise podemos perceber o quanto a perspectiva dos intelectuais da comissão era determinada pela tensão entre o lúdico e o pedagógico. Em seguida, discutimos a renovação pedagógica proposta pela Escola Nova e suas afinidades com a concepção de leitura literária proposta pela CNLI. Por fim, analisamos a obra didática de Cecília Meireles, Rute e Alberto resolveram ser turistas (1938). Constatamos que, nessa obra de caráter eminentemente pedagógico, a autora deixou evidente seus vínculos com os valores encarnados pela Escola Nova. Nela, Cecília tentou utilizar recursos literários, como a criação de personagens, espaços ficcionais, o uso de diálogos e narrativas, sem, no entanto, conseguir a contento equacionar a complexa dinâmica entre ensino e ludicidade. O resultado é um trabalho que, comparado a outras obras da autora, está aquém de suas realizações literárias.

Palavras-chave : Literatura Infantil; CNLI; Estado Novo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )