SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número57Rute e Alberto resolveram ser turistas: a leitura literária para crianças no período VargasPrimeira Exposição de Desenho Infantil e Juvenil do Paraná uma renovação no conceito das exposições escolares (1943) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVA, Cristiani Bereta da. Nação, região e a unidade nacional uma leitura baseada em dois livros didáticos de história publicados na Primeira República. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.57, pp.349-374. ISSN 1413-2478.

Este artigo objetiva discutir os sentidos de nação e região e a questão da unidade nacional presentes nos discursos sobre a história do Brasil e a história de Santa Catarina, construídos e divulgados na Primeira República. A proposta é analisar dois livros destinados ao público escolar: História do Brasil. Curso Superior, de João Ribeiro, publicado em 1900; e Pequena história catarinense, de Lucas Alexandre Boiteux, de 1920, com base em seu contexto de produção e circulação. A história e a geografia serviram ao propósito de legitimação das fronteiras estabelecidas entre os estados, assim como o da construção de um passado e tradição comuns que destacassem as especificidades de cada região e respectiva contribuição para a grandeza da nação. Espera-se contribuir para evidenciar as bases políticas sobre as quais se assentaram as histórias regionais no passado em relação à história do Brasil, bem como para adensar o debate sobre a produção didática de história regional no presente.

Palavras-chave : Nação; Região; Livros Didáticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )