SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número57Nação, região e a unidade nacional uma leitura baseada em dois livros didáticos de história publicados na Primeira RepúblicaA arte de disciplinar os sentidos o uso de retratos e imagens em tempos de nacionalização (1930-1945) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Primeira Exposição de Desenho Infantil e Juvenil do Paraná uma renovação no conceito das exposições escolares (1943). Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.57, pp.375-398. ISSN 1413-2478.

O artigo analisa a Primeira Exposição de Desenho Infantil e Juvenil realizada em Curitiba/PR, no ano de 1943, e suas relações com as tendências modernas em arte e educação. O evento envolveu intelectuais e artistas como Raul Gomes, Erasmo Pilotto, Helena Kolody e Guido Viaro, além de professorandas e alunos de escolas públicas e particulares. Defendendo a liberdade de expressão e a individualidade da criança, o projeto da exposição justificava sua importância com caráter científico, baseado em pesquisas sobre o desenho infantil, realizadas na área da psicologia por Luquet, Rouma e Rabello, assim como nas conclusões do Congresso de Ensino de Desenho de Paris, de 1937. Como fontes, foram utilizados os impressos diários O Dia e a Gazeta do Povo.

Palavras-chave : Exposições de Arte Infantil; História da Educação no Paraná; Imprensa e Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )