SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número57A organização de um corpo disperso uma análise da atividade jesuítica em terras brasílicas (1583).Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

BARCENA, Fernando. Una puerta cerrada? Sobre la educación y la corrupción pedagógica de la juventud. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.57, pp.441-460. ISSN 1413-2478.

A educação é uma saída: a saída da menoridade para a maioridade; uma saída para o mundo exterior. No entanto, reduzir a experiência de formação do ensino deteriora a magnitude e a importância dessa saída, em seus fundamentos e sentidos. Sob as condições de nossa sociedade atual, a educação faz supor uma saída não para o mundo, mas para aquela pequena parte do mundo que é o local de trabalho, seja no escritório ou na fábrica. Essa saída não é uma experiência plena e, além disso, está governada, administrada, desenhada e planejada por uma pedagogia pós-educativa, cuja impostura pedagógica este texto explora criticamente.

Palabras clave : Impostura Pedagógica; Pedagogia Pós-Educativa; Corrupção Pedagógica; Experiência Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )