SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue57Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educaçãoPara além do sujeito isolado modelos antropológicos para pensar a educação author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

HERMANN, Nadja. A questão do outro e o diálogo. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.57, pp.477-493. ISSN 1413-2478.

Este artigo situa a questão do outro no âmbito da ética em educação. Inicialmente apresenta esclarecimentos sobre o tema para, em seguida, expor a interpretação fenomenológica de Bernhard Waldenfels, que mostra os limites de nosso entendimento e defende a forma de acesso ao outro como uma "peculiar lógica de resposta", rompendo com a abordagem dialógica. Na sequência, apresenta a posição de Hans-Georg Gadamer, que retoma o diálogo platônico baseado na hermenêutica filosófica, retendo o lógos que pode ser compartilhado por todos, de modo que construa uma ponte entre o eu e o outro. Por fim, indica o potencial explicativo das duas posições para compreender a dimensão tensional presente na relação com a alteridade. Os esforços educacionais de ir ao encontro da singularidade do outro requer ultrapassar uma visão metafísica apropriadora. Na experiência dialógica alojam-se as expectativas de uma abertura ética para criarmos um mundo comum.

Keywords : Outro; Fenomenologia do Estranho; Diálogo Hermenêutico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )