SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue57A questão do outro e o diálogo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

VALLE, Lílian do. Para além do sujeito isolado modelos antropológicos para pensar a educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.57, pp.495-512. ISSN 1413-2478.

Como explicar a parca atenção que a área da educação reservava e, até certo ponto, continua a reservar para a interrogação sobre o humano? Posto que a introdução da questão antropológica não implica necessariamente a volta aos engodos das verdades universais, nem se opõe, por definição, aos "recortes" a que se submete a realidade, o que se abre para nós é a via para as interrogações de que se alimenta a prática da formação e para as elucidações (provisórias e limitadas) que a teoria lhe deve. E entre elas estão, antes de quaisquer outras, aquelas que se referem aos "tipos antropológicos" da escola: o professor e o aluno. Eis o que nos conduziu à crítica da noção de interioridade e à tentativa de elucidação das bases filosóficas do duplo isolamento em que se constrói a identidade contemporânea: em relação ao outro - mundo, materialidade, mas também sociedade e relações sociais - e em relação a si mesmo - heteronomia no processo de autoconstituição e de construção identitária.

Keywords : Sujeito Isolado; Interioridade; Bases Antropológicas da Subjetividade Contemporânea.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )