SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número58Higiene, tipologia da infância e institucionalização da criança pobre no Brasil (1875-1899)As diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura reflexões necessárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SANTOS, Vívian Matias dos. Para pensar o campo científico e educacional mulheres, educação e letras no século XIX. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.585-610. ISSN 1413-2478.

Este artigo propõe uma contribuição para a abordagem de gênero das ciências por meio de “fragmentos historiográficos” sobre a participação de mulheres nos campos educacional, literário e científico. Trata-se de um estudo relativo a sujeitos, tempo e espaço específicos: mulheres que, durante os séculos XVIII e XIX, inseriram-se em espaços pensados por e para “homens de ciências e de letras” no estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil. A maior contribuição desta discussão situa-se na tarefa de conhecer os discursos e práticas que envolveram as mulheres no campo científico antes da criação das primeiras universidades.

Palavras-chave : Gênero; Ciências; Educação; Literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )