SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número58Para pensar o campo científico e educacional mulheres, educação e letras no século XIXPolítica de formação de professores para a educação básica a questão da igualdade. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVA, Monica Ribeiro da  e  COLONTONIO, Eloise Médice. As diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura reflexões necessárias. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.611-628. ISSN 1413-2478.

O estudo analisa os sentidos que adquirem o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia na sociedade atual e, com base nos referenciais da Teoria Crítica da Sociedade, problematiza a proposição desses elementos nos textos que definem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). A indagação que motivou esta análise diz respeito à possibilidade de concretização das intenções enunciadas nas diretrizes: de uma educação que visa à produção da autonomia intelectual e moral nos indivíduos. O caminho para a discussão anunciada se fez ao tomar obras de Theodor Adorno, Max Horkheimer e Hebert Marcuse, nas quais se fazem presentes reflexões sobre a tecnologia, a ciência, a cultura e o trabalho e as interfaces possíveis entre esses elementos e os processos formativos. As conclusões sinalizam na direção de que essas propostas não devem ser tomadas de forma instrumental, sob pena de sofrerem um esvaziamento de sentido e, com isso, perderem sua potencialidade.

Palavras-chave : Ensino Médio; Políticas Curriculares; Diretrizes Curriculares; Trabalho; Cultura; Ciência; Tecnologia; Teoria Crítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )