SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número58As diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio e as proposições sobre trabalho, ciência, tecnologia e cultura reflexões necessáriasParticipação e aprendizagem na educação da criança indígena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SOUZA, Valdinei Costa. Política de formação de professores para a educação básica a questão da igualdade. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.629-653. ISSN 1413-2478.

O objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para tratar o tema, analisando a relação do Parfor Presencial com outros programas integrantes da política de formação de professores, a configuração dos direitos e benefícios concedidos pelo programa, bem como a sua abrangência e gestão. O artigo conclui destacando a discrepância entre a necessidade de formação de professores e a oferta real de vagas pelo Parfor Presencial, como também a dificuldade de os professores aprendizes permanecerem nos cursos de formação.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Parfor; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )