SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número58Política de formação de professores para a educação básica a questão da igualdade.Papéis sociais no ensino médio uma análise baseada na teoria das redes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SILVA, Rogério Correia da. Participação e aprendizagem na educação da criança indígena. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.655-670. ISSN 1413-2478.

O presente artigo busca estabelecer um diálogo mais estreito entre os campos da educação e da antropologia, no que se refere à investigação sobre a aprendizagem da criança indígena. Procederemos, dessa forma, sob dois enfoques: num primeiro movimento, buscamos maior interlocução com as contribuições dos estudos etnológicos sobre as populações ameríndias, principalmente aqueles que tratam do lugar social e da educação das crianças nas sociedades indígenas. O segundo movimento procura incorporar as contribuições dos estudos que analisam os processos de aprendizagem de práticas sociais. A síntese do diálogo entre esses dois campos será referência para a análise dos dados de pesquisa etnográfica desenvolvida sobre a participação e aprendizado de crianças Xakriabá nas práticas sociais da comunidade, especificamente sobre a participação dos meninos no espaço da casa, no trabalho e na roça, tendo a circulação destes pelo território como fio condutor da descrição etnográfica.

Palabras clave : Criança Indígena; Educação; Participação; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )