SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue58Participação e aprendizagem na educação da criança indígenaAprender en la universidad análisis de aspectos que lo condicionan desde la perspectiva de profesores y alumnos de la Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo/Argentina) y de la Universidad Federal do Río de Janeiro (UFRJ/Brasil) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CARBONAI, Davide  and  COLVERO, Ronaldo Bernardino. Papéis sociais no ensino médio uma análise baseada na teoria das redes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.671-689. ISSN 1413-2478.

A análise de redes sociais foi usada para estudar 22 turmas de alunos das primeiras classes de ensino médio na região da Toscana, Itália. A análise dos dados derivou da comparação de redes de diferentes amplitudes (o número de estudantes por classe), considerando determinadas medidas de normalização. Além de destacar alguns elementos críticos no processo de integração, propõe-se neste artigo uma análise das redes sociais dos alunos em relação ao tipo de família de origem: as medidas de densidade e centralidade do grupo e os papéis sociais (brokerage).

Keywords : Análise de Redes Sociais; Integração Social; Papéis Sociais; Análise Comparada; Análisis de Redes Sociales; Integración Social; Roles Sociales; Análisis Comparada.

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )