SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número58Participação e aprendizagem na educação da criança indígenaAprender en la universidad análisis de aspectos que lo condicionan desde la perspectiva de profesores y alumnos de la Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo/Argentina) y de la Universidad Federal do Río de Janeiro (UFRJ/Brasil) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CARBONAI, Davide  e  COLVERO, Ronaldo Bernardino. Papéis sociais no ensino médio uma análise baseada na teoria das redes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.671-689. ISSN 1413-2478.

A análise de redes sociais foi usada para estudar 22 turmas de alunos das primeiras classes de ensino médio na região da Toscana, Itália. A análise dos dados derivou da comparação de redes de diferentes amplitudes (o número de estudantes por classe), considerando determinadas medidas de normalização. Além de destacar alguns elementos críticos no processo de integração, propõe-se neste artigo uma análise das redes sociais dos alunos em relação ao tipo de família de origem: as medidas de densidade e centralidade do grupo e os papéis sociais (brokerage).

Palavras-chave : Análise de Redes Sociais; Integração Social; Papéis Sociais; Análise Comparada; Análisis de Redes Sociales; Integración Social; Roles Sociales; Análisis Comparada.

        · resumo em Português | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )