SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número58Aprender en la universidad análisis de aspectos que lo condicionan desde la perspectiva de profesores y alumnos de la Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo/Argentina) y de la Universidad Federal do Río de Janeiro (UFRJ/Brasil)La prospectiva de la participación social en la educación en México el punto de vista de los especialistas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

SILVA, Luciano Campos da  y  MATOS, Daniel Abud Seabra. As percepções dos estudantes mineiros sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula um estudo baseado nos dados do SIMAVE/PROEB 2007. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.713-729. ISSN 1413-2478.

O artigo decorre de uma pesquisa com delineamento de survey que investigou as percepções de estudantes de escolas públicas de Minas Gerais sobre a incidência de comportamentos de indisciplina em sala de aula, analisando como alguns fatores se associam a essa percepção: nível de ensino, sexo dos estudantes, nível socioeconômico, atraso escolar, proficiência em língua portuguesa e matemática e as práticas pedagógicas dos docentes. Utilizou-se o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB, 2007), que faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). Participaram todos os alunos do 5º ano (N= 307.386), do 9º ano (N=251.354) e do 12º ano (N=156.906). Destacaram-se como principais resultados: indisciplina em sala de aula; forte relação entre fracasso escolar e indisciplina; baixa associação entre indisciplina e nível socioeconômico; forte relação entre as práticas pedagógicas dos docentes e a indisciplina. Os resultados reforçam a centralidade da indisciplina na educação escolar.

Palabras clave : Indisciplina; Pesquisa de Survey; PROEB.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )