SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número58La prospectiva de la participación social en la educación en México el punto de vista de los especialistasTrajetória intelectual de pesquisadores da educação a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

LAGO, Clenio  y  FARINON, Mauricio João. A educação no horizonte da construção linguística. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.58, pp.755-777. ISSN 1413-2478.

Este artigo tem como problemática e objetivo central a reflexão sobre o sentido da educação, com base na teoria crítica de Adorno e na perspectiva hermenêutica de Gadamer, as quais se situam em uma corrente filosófica denominada pós-metafísica. A quebra dos referencias tidos até então como seguros afeta o projeto educacional ocidental no que se refere à sua finalidade, uma vez que indicava fins definidos de modo absolutamente universais e sem considerar a dinamicidade da experiência. Tais autores se deparam com o problema da formação nesse novo contexto, marcado pelo retorno do interesse ao ser humano em sua contingência histórica e como constituidor de linguagem em âmbito intersubjetivo. Nesse intuito, serão resgatadas as proposições dos filósofos em questão para, em seguida, estabelecer o diálogo entre eles, propondo um sentido para a educação no século XXI. Ambos oferecem elementos que, se articulados, apresentam proposições significativas aos desafios educacionais do mundo contemporâneo, ao assumirem o diálogo, a linguagem e a construção como elementos educativos.

Palabras clave : Educação; Linguagem; Experiência Formativa; Hermenêutica; Adorno; Gadamer.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )