SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue59Discourses about teacher professionalism: paradoxes and conceptual alternatives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

XAVIER, Libânia Nacif. A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.827-849. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900827.

O estudo apresenta uma síntese da produção teórica que aborda o processo de construção social e histórica da profissão docente em circulação nos últimos trinta anos. Prioriza as publicações de pesquisas realizadas fora do Brasil, principalmente as de língua inglesa e francesa, mas que circularam entre nós com tradução para o português do Brasil ou de Portugal. Inclui também publicações em língua espanhola, bem como aquelas resultantes de intercâmbios acadêmicos entre pesquisadores brasileiros e portugueses. Ao final, indica algumas potencialidades teóricas e práticas do conjunto de estudos selecionados.

Keywords : Profissão Docente; História da Educação; Pesquisa Educacional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )