SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59La construcción social e histórica de la profesión docente: una síntesis necesariaLa autoridad de los profesores desde la perspectiva estudiantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

FLORES, Maria Assunção. Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.851-869. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900002.

Neste texto procuramos identificar e analisar os discursos do profissionalismo docente por meio de distintas concepções, características e dimensões. Para tal, convocam-se os autores que mais se têm dedicado a essa temática no panorama internacional. Defende-se, assim, que a análise do profissionalismo docente no quadro atual implica a consideração dos múltiplos discursos que têm emergido nesse domínio, sobretudo aqueles que se associam às chamadas "culturas de performatividade" e de prestação de contas, no intuito de desvelar as implicações (e as contradições) que lhes estão subjacentes, com repercussões nas identidades profissionais dos professores.

Palabras clave : Profissionalismo Docente; Trabalho Docente; Identidades Profissionais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )