SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessáriaA autoridade dos professores pela perspectiva do aluno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

FLORES, Maria Assunção. Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuais. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.851-869. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900002.

Neste texto procuramos identificar e analisar os discursos do profissionalismo docente por meio de distintas concepções, características e dimensões. Para tal, convocam-se os autores que mais se têm dedicado a essa temática no panorama internacional. Defende-se, assim, que a análise do profissionalismo docente no quadro atual implica a consideração dos múltiplos discursos que têm emergido nesse domínio, sobretudo aqueles que se associam às chamadas "culturas de performatividade" e de prestação de contas, no intuito de desvelar as implicações (e as contradições) que lhes estão subjacentes, com repercussões nas identidades profissionais dos professores.

Palavras-chave : Profissionalismo Docente; Trabalho Docente; Identidades Profissionais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )