SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue59Discourses about teacher professionalism: paradoxes and conceptual alternativesTeachers' pedagogical content knowledge and its relation with students' understanding author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

PAULA PIERELLA, María. A autoridade dos professores pela perspectiva do aluno. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.893-912. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900005.

Este artigo discute os resultados obtidos nas pesquisas focadas em explorar as opiniões dos estudantes universitários sobre a autoridade dos professores como questão problemática no cenário educacional contemporâneo. Especificamente, situa sua indagação em relatos de estudantes próximos a concluir os estudos de graduação em três carreiras paradigmáticas dentro das profissões liberais, das ciências exatas e das humanidades: contador público, licenciatura em física e licenciatura em letras. Optando por uma metodologia de tipo qualitativa, priorizou-se a técnica da entrevista semiestruturada. Na análise dos relatos, reconstroem-se as formas por meio das quais os estudantes interpretam a questão da autoridade, considerando processos da autorização e reconhecimento dos professores, assim como expressões de descrédito. Consideram-se, por último, algumas das particularidades desses processos tendo em conta as carreiras a que pertencem.

Keywords : Autoridade; Universidade; Professores; Estudantes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )