SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59Discursos de la profesionalidad de los docentes: paradojas y alternativas conceptualesEl conocimiento pedagógico de los profesores sobre el contenido y su relación con la comprensión de los alumnos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

PAULA PIERELLA, María. A autoridade dos professores pela perspectiva do aluno. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.893-912. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900005.

Este artigo discute os resultados obtidos nas pesquisas focadas em explorar as opiniões dos estudantes universitários sobre a autoridade dos professores como questão problemática no cenário educacional contemporâneo. Especificamente, situa sua indagação em relatos de estudantes próximos a concluir os estudos de graduação em três carreiras paradigmáticas dentro das profissões liberais, das ciências exatas e das humanidades: contador público, licenciatura em física e licenciatura em letras. Optando por uma metodologia de tipo qualitativa, priorizou-se a técnica da entrevista semiestruturada. Na análise dos relatos, reconstroem-se as formas por meio das quais os estudantes interpretam a questão da autoridade, considerando processos da autorização e reconhecimento dos professores, assim como expressões de descrédito. Consideram-se, por último, algumas das particularidades desses processos tendo em conta as carreiras a que pertencem.

Palabras clave : Autoridade; Universidade; Professores; Estudantes..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )