SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59Discursos do profissionalismo docente paradoxos e alternativas conceptuaisO conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores e sua relação com a compreensão dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

PAULA PIERELLA, María. A autoridade dos professores pela perspectiva do aluno. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.893-912. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900005.

Este artigo discute os resultados obtidos nas pesquisas focadas em explorar as opiniões dos estudantes universitários sobre a autoridade dos professores como questão problemática no cenário educacional contemporâneo. Especificamente, situa sua indagação em relatos de estudantes próximos a concluir os estudos de graduação em três carreiras paradigmáticas dentro das profissões liberais, das ciências exatas e das humanidades: contador público, licenciatura em física e licenciatura em letras. Optando por uma metodologia de tipo qualitativa, priorizou-se a técnica da entrevista semiestruturada. Na análise dos relatos, reconstroem-se as formas por meio das quais os estudantes interpretam a questão da autoridade, considerando processos da autorização e reconhecimento dos professores, assim como expressões de descrédito. Consideram-se, por último, algumas das particularidades desses processos tendo em conta as carreiras a que pertencem.

Palavras-chave : Autoridade; Universidade; Professores; Estudantes..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )