Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação
versión impresa ISSN 1413-2478
Resumen
OLFOS, Raimundo; GOLDRINE, Tatiana y ESTRELLA, Soledad. O conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores e sua relação com a compreensão dos alunos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.913-944. ISSN 1413-2478. https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900006.
Foi realizado um estudo exploratório sobre a relação entre o conhecimento de professores e a compreensão de alunos de quarta série, com foco no ensino de frações. Examinamos o conhecimento do conteúdo (CK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de 53 professores. Quantificamos a experiência e a preparação matemática desses professores, bem como o nível socioeconômico e acadêmico das escolas onde o estudo foi realizado. Aplicamos um teste para 1.532 alunos, no início e no final do ano escolar, identificando os ganhos e conquistas de cada grupo nas salas de aula dos professores. O subcomponente construtivista orientado do CK dos professores mostrou uma associação significativa com a aprendizagem do aluno, embora seja menos significativa que a associação com a experiência de ensino do professor. Os fatores socioeconômicos estão fortemente associados com a realização do estudante, atestando as grandes diferenças que caracterizam o sistema educacional chileno.
Palabras clave : Educação; Conceitos; Instrução; Aprendizagem; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Conhecimento do Ensino de Conteúdos; Compreensão das Frações.