SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59La autoridad de los profesores desde la perspectiva estudiantilAvances y retrocesos de la educación en Angola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

OLFOS, Raimundo; GOLDRINE, Tatiana  y  ESTRELLA, Soledad. O conhecimento pedagógico do conteúdo dos professores e sua relação com a compreensão dos alunos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.913-944. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900006.

Foi realizado um estudo exploratório sobre a relação entre o conhecimento de professores e a compreensão de alunos de quarta série, com foco no ensino de frações. Examinamos o conhecimento do conteúdo (CK) e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de 53 professores. Quantificamos a experiência e a preparação matemática desses professores, bem como o nível socioeconômico e acadêmico das escolas onde o estudo foi realizado. Aplicamos um teste para 1.532 alunos, no início e no final do ano escolar, identificando os ganhos e conquistas de cada grupo nas salas de aula dos professores. O subcomponente construtivista orientado do CK dos professores mostrou uma associação significativa com a aprendizagem do aluno, embora seja menos significativa que a associação com a experiência de ensino do professor. Os fatores socioeconômicos estão fortemente associados com a realização do estudante, atestando as grandes diferenças que caracterizam o sistema educacional chileno.

Palabras clave : Educação; Conceitos; Instrução; Aprendizagem; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Conhecimento do Ensino de Conteúdos; Compreensão das Frações.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )