SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue59Education in Angola: progress and retardationBrazil's landless rural workers' movement (MST) education and the crisis of the modern science paradigm author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CAVIERES FERNANDEZ, Eduardo. Aqualidade da educação como parte do problema. educação escolar e desigualdade no Chile. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.1033-1051. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900011.

O sistema educativo chileno encontra-se em crise em razão da desigualdade originada por uma privatização que levou à segregação, com a consequente exclusão dos estudantes de escassos recursos econômicos. No entanto, existe certo grau de consenso social relativo a melhorar a qualidade educativa no país. No presente artigo, discute-se criticamente a ideia de que a melhora da qualidade educativa nos estabelecimentos escolares é parte da solução da crise do sistema chileno e propõe-se, em sentido contrário, que a qualidade é parte do problema. Para desenvolver esse argumento, o artigo se estrutura ao redor de três proposições fundamentais: que a qualidade educativa é parte da privatização dos centros escolares; é parte da segregação que se produz entre eles; e é parte da exclusão que prejudica os alunos dos setores do país mais empobrecidos economicamente.

Keywords : Desigualdade; Privatização; Qualidade da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )