SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59Avanços e retrocessos da educação em AngolaEducação do MST e crise do paradigma moderno de ciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CAVIERES FERNANDEZ, Eduardo. Aqualidade da educação como parte do problema. educação escolar e desigualdade no Chile. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.1033-1051. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900011.

O sistema educativo chileno encontra-se em crise em razão da desigualdade originada por uma privatização que levou à segregação, com a consequente exclusão dos estudantes de escassos recursos econômicos. No entanto, existe certo grau de consenso social relativo a melhorar a qualidade educativa no país. No presente artigo, discute-se criticamente a ideia de que a melhora da qualidade educativa nos estabelecimentos escolares é parte da solução da crise do sistema chileno e propõe-se, em sentido contrário, que a qualidade é parte do problema. Para desenvolver esse argumento, o artigo se estrutura ao redor de três proposições fundamentais: que a qualidade educativa é parte da privatização dos centros escolares; é parte da segregação que se produz entre eles; e é parte da exclusão que prejudica os alunos dos setores do país mais empobrecidos economicamente.

Palavras-chave : Desigualdade; Privatização; Qualidade da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )