SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59Aqualidade da educação como parte do problema. educação escolar e desigualdade no Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

MESQUITA, Rui Gomes de Mattos de  e  NASCIMENTO, Gisele Wanessa do. Educação do MST e crise do paradigma moderno de ciência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.1077-1099. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900013.

Analisamos o princípio da alternância adotado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PONERA) nas práticas pedagógicas do MST- assumindo-se que tais práticas interpelam a tentativa do pragmatismo de harmonização entre indivíduo. O intuito foi o de perceber como esse princípio pode fazer emergirem sujeitos "criativos". A metodologia articula Maingueneau, Laclau e Mesquita. Construímos quatro categorias (elevação de potência; necessidade de relação com os meios instituídos; tensão com esses meios; desejo ideológico de universalização) e três dimensões analíticas (metodologia; espacialidade; finalidade). Com essa metodologia, analisamos dois documentos do MST (um público e outro de circulação interna ao Movimento), quatro entrevistas (militantes 1, 2 e 3 do MST e uma professora universitária), assim como artigos científicos de intelectuais orgânicos ao Movimento. Concluímos que conduzir criativamente a experiência significa romper com a noção de cumulatividade na formulação de princípios.

Palavras-chave : MST; Experiência; Alternância; Produção de Conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )