SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue59Community as a space for educational intervention: a study of teaching in high school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

SILVA JUNIOR, Geraldo Silvestre  and  GARIGLIO, José Ângelo. Saberes da docência de professores da educação profissional. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.871-892. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900004.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objeto o estudo dos saberes docentes de professores da educação profissional (EP) que lecionam disciplinas das áreas tecnológicas. O estudo, de cunho qualitativo, foi realizado com dois professores experientes, vinculados a duas instituições de EP diferentes - uma pública e outra privada - e valeu-se dos aportes teóricos produzidos em torno das pesquisas sobre a epistemologia da prática docente. Aponta-se o fato de que a aprendizagem da docência nessa modalidade de ensino é marcada por processos de formação muito particulares, em que determinados tipos de saber e experiência de formação (saberes da experiência laboral) têm mais reconhecimento que conhecimentos advindos da experiência docente ou de conhecimentos do campo pedagógico.

Keywords : Saberes Docentes; Epistemologia da Prática Profissional; Formação de Professores; Educação Profissional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )