SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59Saberes da docência de professores da educação profissionalA artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Comunidades como espaços de intervenção pedagógica um estudo da docência no ensino médio. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.945-966. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900007.

O presente texto trata dos modos contemporâneos de constituição da docência no ensino médio no Brasil. O eixo da investigação esteve centrado em examinar como a seguridade, enquanto tecnologia de governo, opera na regulação da conduta dos professores do ensino médio, produzindo uma pedagogia das proteções que toma as comunidades como espaço privilegiado de intervenção. A revista Carta na Escola, em suas publicações desenvolvidas entre os anos de 2005 e 2010, foi a materialidade investigativa escolhida para este estudo. O gerenciamento dos riscos coletivos e a autopropulsão ao medo foram as estratégias examinadas. A partir dos estudos foucaultianos, conclui-se que a produção de uma docência comunitária implica o desencadeamento de práticas de governo de si e dos outros que visam a uma intervenção qualificada no ensino médio com base nos valores da sustentabilidade ambiental e da justiça social, desencadeando uma configuração docente politicamente útil e socialmente relevante.

Palavras-chave : Docência; Ensino Médio; Comunidades; Estudos Foucaultianos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )