SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue59Community as a space for educational intervention: a study of teaching in high schoolComparative evaluation of the symptoms of burnout syndrome of teachers in public and private schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ZUCCHETTI, Dinora Tereza; MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  and  MENEZES, Magali Mendes de. A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.967-985. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900008.

O artigo apresenta resultados de pesquisa em práticas de educação não escolar. Inicialmente delineia uma breve revisão sobre práticas socioeducativas, enquanto conceito e intervenção. Por meio de entrevistas individuais e da formação de grupos de discussão com educadores atuantes em projetos socioeducativos, buscou-se uma reflexão sobre suas práticas, levando em consideração as seguintes categorias de análise: formação, trabalho e sua natureza, conceito de socioeducativo, estratégias pedagógicas. A pesquisa então demonstra alguns resultados preliminares da investigação "Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos", entre eles, um traçado do perfil do educador e as principais categorias que advêm das análises das entrevistas. A análise, mesmo que parcial, evidencia quem são esses sujeitos e como eles se produzem, além de oportunizar um conjunto de reflexões sobre práticas de educação que são contextualizadas numa dada realidade e produtoras de novas sensibilidades.

Keywords : Práticas Socioeducativas; Formação; Educadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )