SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59Comunidades como espaços de intervenção pedagógica um estudo da docência no ensino médioAvaliação comparativa dos sintomas da síndrome de burnout em professores de escolas públicas e privadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ZUCCHETTI, Dinora Tereza; MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  e  MENEZES, Magali Mendes de. A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadores. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.967-985. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900008.

O artigo apresenta resultados de pesquisa em práticas de educação não escolar. Inicialmente delineia uma breve revisão sobre práticas socioeducativas, enquanto conceito e intervenção. Por meio de entrevistas individuais e da formação de grupos de discussão com educadores atuantes em projetos socioeducativos, buscou-se uma reflexão sobre suas práticas, levando em consideração as seguintes categorias de análise: formação, trabalho e sua natureza, conceito de socioeducativo, estratégias pedagógicas. A pesquisa então demonstra alguns resultados preliminares da investigação "Práticas de educação não escolar de sujeitos que atuam em projetos socioeducativos", entre eles, um traçado do perfil do educador e as principais categorias que advêm das análises das entrevistas. A análise, mesmo que parcial, evidencia quem são esses sujeitos e como eles se produzem, além de oportunizar um conjunto de reflexões sobre práticas de educação que são contextualizadas numa dada realidade e produtoras de novas sensibilidades.

Palavras-chave : Práticas Socioeducativas; Formação; Educadores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )