SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número59A artesania de um fazer a prática do trabalho de educadoresAfro-colombianidade e outras narrativas a educação própria como agenda emergente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

ESTEVES-FERREIRA, Alberto Abrantes; SANTOS, Douglas Elias  e  RIGOLON, Rafael Gustavo. Avaliação comparativa dos sintomas da síndrome de burnout em professores de escolas públicas e privadas. Rev. Bras. Educ. [online]. 2014, vol.19, n.59, pp.987-1002. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782014000900009.

Atualmente, observa-se em parte dos docentes em exercício um sentimento de desmotivação em relação à sua profissão. Frequente entre os educadores, a síndrome de burnout caracteriza-se pela perda do sentimento de realização no trabalho, com produtividade diminuída. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a presença dos sintomas dessa síndrome entre profissionais do ensino público e privado no município de Viçosa/MG, de modo que se identificasse qual grupo estaria mais predisposto a desenvolvê-la. Os dados obtidos não permitem quantificar se os docentes apresentam a síndrome de burnout, mas é possível inferir que docentes de instituições públicas apresentam características que os tornam mais propensos a manifestar tal síndrome, quando comparados aos profissionais que atuam no ensino privado.

Palavras-chave : Síndrome de Burnout; Ensino Básico; Satisfação Profissional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )