SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue60EXPANSION OF HIGHER EDUCATION POLICY IN BRAZIL: 1995-2010WE HAVE TO MAKE A TROJAN HORSE: ELEMENTS TO UNDERSTAND INTERNATIONALIZATION IN THE HIGHER EDUCATION AND RESEARCH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CARVALHO, CRISTINA HELENA ALMEIDA DE. A POLÍTICA PÚBLICA DE EXPANSÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENTRE 1995 E 2010: UMA ABORDAGEM NEOINSTITUCIONALISTA HISTÓRICA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.51-76. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206004.

O objetivo do artigo é compreender a relação complexa da política pública para a educação superior por meio da vertente histórica do neoinstitucionalismo. As instituições são centrais no estudo da política, não apenas pela importância do Estado como ator e autor de ações específicas, mas por sua capacidade de interferir na cultura política, na estratégia dos atores e na produção da agenda de pesquisa neoinstitucionalista histórica. Por meio da análise tridimensional da política (polity, politics e policy), a pesquisa procura analisar de maneira comparativa a constituição da agenda pública, a formulação e a implementação da política educacional nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O fio condutor é a dinâmica da Arena Decisória de Educação Superior, na qual a política pública gestada pelo Ministério da Educação (MEC) influenciou e foi influenciada pelo conjunto de atores governamentais e sociais.

Keywords : educação superior; política pública; neoinstitucionalismo histórico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )