Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista Brasileira de Educação
versão impressa ISSN 1413-2478
Resumo
CARVALHO, CRISTINA HELENA ALMEIDA DE. A POLÍTICA PÚBLICA DE EXPANSÃO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENTRE 1995 E 2010: UMA ABORDAGEM NEOINSTITUCIONALISTA HISTÓRICA. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.51-76. ISSN 1413-2478. https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206004.
O objetivo do artigo é compreender a relação complexa da política pública para a educação superior por meio da vertente histórica do neoinstitucionalismo. As instituições são centrais no estudo da política, não apenas pela importância do Estado como ator e autor de ações específicas, mas por sua capacidade de interferir na cultura política, na estratégia dos atores e na produção da agenda de pesquisa neoinstitucionalista histórica. Por meio da análise tridimensional da política (polity, politics e policy), a pesquisa procura analisar de maneira comparativa a constituição da agenda pública, a formulação e a implementação da política educacional nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O fio condutor é a dinâmica da Arena Decisória de Educação Superior, na qual a política pública gestada pelo Ministério da Educação (MEC) influenciou e foi influenciada pelo conjunto de atores governamentais e sociais.
Palavras-chave : educação superior; política pública; neoinstitucionalismo histórico.