SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue60THE PUBLIC POLICY OF HIGHER EDUCATION EXPANSION BETWEEN 1995 AND 2010: AN HISTORICAL NEO INSTITUTIONALISM APPROACHPUBLIC INSTITUTIONS OF TERTIARY EDUCATION IN PORTUGAL: THEIR ADMINISTRATION UNDER NEW PUBLIC MANAGEMENT AND THE GLOBAL ECONOMIC CRISIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

ARAUJO, EMÍLIA RODRIGUES  and  SILVA, SÍLVIA. Temos de fazer um cavalo de troia: elementos para compreender a internacionalização da investigação e do ensino superior. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.77-98. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206005.

O texto tem como objectivo discutir a diversidade de sentidos atribuídos à internacionalização na investigação e no ensino superior. A internacionalização tem sido objecto de inúmeras referências no âmbito das políticas de avaliação da qualidade do ensino e da investigação. Ao mesmo tempo, tem gerado várias interpretações tanto em seu favor como em seu desfavor. Procuramos perceber quais são as razões para que os atores organizacionais com mais poder de intervenção política veiculem uma representação extremamente positiva da internacionalização, apesar de nem sempre identificarem os indicadores e as formas que a medição desse processo deve comportar. A pesquisa tem um carácter exploratório e debruça-se de modo especial sobre dados recolhidos por meio da observação participante e de uma série de entrevistas realizadas por correio electrónico a reitores, vice-reitores e directores de centro de investigação portugueses.

Keywords : internacionalização; mobilidade; investigação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )