SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número60Temos de fazer um cavalo de troia: elementos para compreender a internacionalização da investigação e do ensino superiorEnsino médio: unitário ou multiforme? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

LIRA, Miguel; GONCALVES, Miguel  e  MARQUES, Maria da Conceição da Costa. Instituições de ensino superior públicas em Portugal: sua administração sob as premissas da new public management e da crise econômica global. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.99-119. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206006.

O artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o presente cenário da administração das instituições de ensino superior públicas, com destaque para o caso de Portugal, designadamente quanto ao impacto que a introdução do paradigma da New Public Management e os efeitos que a crise económica e financeira mundial produziram nas instituições de ensino superior públicas. O estudo tem por base pressupostos teóricos interpretativos e adota como metodologia a abordagem qualitativa e como método de investigação o bibliográfico.

Palavras-chave : administração; ensino superior; instituições de ensino superior públicas; New Public Management.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )