SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue60PUBLIC INSTITUTIONS OF TERTIARY EDUCATION IN PORTUGAL: THEIR ADMINISTRATION UNDER NEW PUBLIC MANAGEMENT AND THE GLOBAL ECONOMIC CRISISLITERACY OF YOUNG PEOPLE AND ADULTS: WHAT SELF-ESTEEM? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

NOSELLA, PAOLO. Ensino médio: unitário ou multiforme?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.121-142. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206007.

O texto defende duas ideias: a primeira afirma que o ensino médio é uma fase estratégica do sistema escolar, possui sentido pedagógico em si. Considera, portanto, ser equivocado considerá-lo intermediário, heterônomo, entre as séries escolares do ensino fundamental e a universidade ou o mercado. A segunda ideia questiona que textos de um autor como Antonio Gramsci possam ser usados para justificar, teórica e dialeticamente, um programa de profissionalização precoce em nível de ensino médio. Fundamenta essa segunda assertiva por meio da análise filológica e hermenêutica dos textos desse autor. Conclui que a implementação do ensino médio unitário, de qualidade, no Brasil, exige profunda reforma do ensino médio regular, sobretudo o público, de caráter formativo.

Keywords : ensino médio; escola unitária; ensino integrado; dialética; Antonio Gramsci.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )