SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número60ENSEÑANZA MEDIA: ¿UNITARIA O MULTIFORME?CUARENTA AÑOS RETRATANDO LA DISCAPACIDAD: ENCUADRES Y ENFOQUES DE LA LITERATURA INFANTIL Y JUVENIL BRASILEÑA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação

versión impresa ISSN 1413-2478

Resumen

BARBOSA, MARIA LÚCIA FERREIRA DE FIGUEIRÊDO. Alfabetização de jovens e adultos qual autoestima?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.143-165. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206008.

Em uma pesquisa sobre alfabetização de jovens e adultos, o tema da autoestima emergiu como categoria de investigação. Ao confrontar o conceito de autoestima com o de faces, este último nos pareceu mais pertinente que aquele, em se tratando de contextos de letramento. Os sujeitos investigados, professores e alunos da alfabetização de jovens e adultos, teceram relação entre autoestima e escrita em entrevistas e histórias de vida, respectivamente. Os docentes enfatizaram a elevação da autoestima como estratégia facilitadora da aprendizagem da escrita. Já os educandos nem sempre manifestaram uma baixa autoestima pela falta da escrita. Os resultados sugerem mais investimento em pesquisas sobre o modo como o éthos dos alfabetizandos regula suas faces e sobre a visão que os alfabetizadores têm acerca da elevação da autoestima e aprendizagem da escrita.

Palabras clave : alfabetização de jovens e adultos; autoestima; éthos; faces.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )