SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número60Ensino médio: unitário ou multiforme?Quarenta anos retratando a deficiência enquadres e enfoques da literatura infantojuvenil brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BARBOSA, MARIA LÚCIA FERREIRA DE FIGUEIRÊDO. Alfabetização de jovens e adultos qual autoestima?. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.143-165. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206008.

Em uma pesquisa sobre alfabetização de jovens e adultos, o tema da autoestima emergiu como categoria de investigação. Ao confrontar o conceito de autoestima com o de faces, este último nos pareceu mais pertinente que aquele, em se tratando de contextos de letramento. Os sujeitos investigados, professores e alunos da alfabetização de jovens e adultos, teceram relação entre autoestima e escrita em entrevistas e histórias de vida, respectivamente. Os docentes enfatizaram a elevação da autoestima como estratégia facilitadora da aprendizagem da escrita. Já os educandos nem sempre manifestaram uma baixa autoestima pela falta da escrita. Os resultados sugerem mais investimento em pesquisas sobre o modo como o éthos dos alfabetizandos regula suas faces e sobre a visão que os alfabetizadores têm acerca da elevação da autoestima e aprendizagem da escrita.

Palavras-chave : alfabetização de jovens e adultos; autoestima; éthos; faces.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )