SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número60Alfabetização de jovens e adultos qual autoestima?Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

BARROS, ALESSANDRA SANTANA SOARES E. Quarenta anos retratando a deficiência enquadres e enfoques da literatura infantojuvenil brasileira. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.167-193. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206009.

Trata-se de pesquisa que analisou, segundo os pressupostos da Escola Francesa de Análise do Discurso, cento e cinquenta livros infantis, editados nos últimos quarenta anos, que retrataram a deficiência. Constatou-se que os livros das décadas de 1970 e 1980 eram de escritores profissionais e mais independentes ideologicamente. Autores brasileiros, que a partir da década de 1990 escreveram sobre o tema para crianças e adolescentes, eram escritores iniciantes que retiraram autoridade na experiência vivida com a deficiência. Centraram seus propósitos na oferta de informação científica e na veiculação de mensagens moralizadoras. Tal engajamento político se deu em detrimento da melhor execução estética das obras literárias, que não preservaram premissas artísticas. As informações técnicas comprometeram a prioridade lúdica da literatura e não foram bem-sucedidas, pois incorreram em equívocos conceituais graves. Esta investigação se justificou pela contribuição semiótica à critica literária e pelo uso aplicado de seus resultados no ajuste dos parâmetros que elegem os livros infantis distribuídos às escolas públicas pelo Ministério da Educação.

Palavras-chave : literatura infantil; pessoa com deficiência; análise do discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )