SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue60FORTY YEARS PICTURING DISABILITY: FRAMINGS AND APPROACHES TO BRAZILIAN CHILDREN’S LITERATURELITERACY AND PLAY IN SOCIALIZATION PROCESSES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: PLAYING DIFFERENTLY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

CRUZ, ELISABETE  and  COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE. Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.195-213. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206010.

Este artigo decorre de projeto de investigação que procura, em última instância, contribuir para clarificar o sentido atribuído à introdução de áreas de formação transdisciplinar no âmbito do currículo escolar do ensino básico. Assumindo os contornos de uma pesquisa de natureza exploratória, elege como foco de análise as formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica realizada em Portugal. Os resultados da análise empreendida apontam para cinco ideias-chave, que se conectam por uma intencionalidade que dá primazia à compreensão holística dos fenómenos sociais, configurando a transdisciplinaridade, como: (1) um lugar de evasão dos quotidianos rotinizados; (2) um caminho para a equidade social e os valores humanos; (3) um novo enquadramento intelectual; (4) um novo modelo de organização dos conhecimentos escolares; e (5) um modelo ideal de equipa.

Keywords : transdisciplinaridade; produção científico-académica; Portugal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )