SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número60Quarenta anos retratando a deficiência enquadres e enfoques da literatura infantojuvenil brasileiraO letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação

versão impressa ISSN 1413-2478

Resumo

CRUZ, ELISABETE  e  COSTA, FERNANDO ALBUQUERQUE. Formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica em Portugal. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.195-213. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206010.

Este artigo decorre de projeto de investigação que procura, em última instância, contribuir para clarificar o sentido atribuído à introdução de áreas de formação transdisciplinar no âmbito do currículo escolar do ensino básico. Assumindo os contornos de uma pesquisa de natureza exploratória, elege como foco de análise as formas e manifestações da transdisciplinaridade na produção científico-académica realizada em Portugal. Os resultados da análise empreendida apontam para cinco ideias-chave, que se conectam por uma intencionalidade que dá primazia à compreensão holística dos fenómenos sociais, configurando a transdisciplinaridade, como: (1) um lugar de evasão dos quotidianos rotinizados; (2) um caminho para a equidade social e os valores humanos; (3) um novo enquadramento intelectual; (4) um novo modelo de organização dos conhecimentos escolares; e (5) um modelo ideal de equipa.

Palavras-chave : transdisciplinaridade; produção científico-académica; Portugal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )