SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue60FORMS AND DEMONSTRATIONS OF TRANSDISCIPLINARITY IN THE ACADEMIC-SCIENTIFIC OUTPUT IN PORTUGALSCIENTIFIC MISCONDUCT: A CRITICAL-COMPARATIVE APPROACH TO INFORM-FORM A REFLECTION ON THE SUBJECT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação

Print version ISSN 1413-2478

Abstract

NEVES, VANESSA FERRAZ ALMEIDA; CASTANHEIRA, MARIA LÚCIA  and  GOUVEA, MARIA CRISTINA SOARES. O letramento e o brincar em processos de socialização na educação infantil brincadeiras diferentes. Rev. Bras. Educ. [online]. 2015, vol.20, n.60, pp.215-244. ISSN 1413-2478.  https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206011.

O objetivo do presente texto é examinar, com base na análise do cotidiano de uma escola pública de educação infantil em Belo Horizonte, MG, os significados do ler, escrever e brincar para crianças pequenas. Este estudo situa-se no contexto das discussões sobre o lugar do letramento e da alfabetização na educação infantil que foram intensificadas com o estabelecimento da obrigatoriedade do ensino fundamental de nove anos (leis federais n. 11.114/2005 e n. 11.274/2006 e emenda constitucional n. 59/2009). A análise apresentada faz parte de estudo mais abrangente, desenvolvido tomando-se por base a abordagem etnográfica interacional (Green; Dixon; Zaharlick, 2005), a abordagem interpretativa da sociologia da infância (Corsaro, 2005) e a perspectiva social do letramento (Castanheira; Green; Dixon, 2007; Soares, 1999; Street, 1984). Tal análise nos permite demonstrar a possibilidade da integração do letramento e do brincar na educação infantil.

Keywords : brincar; letramento; educação infantil; etnografia interacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )